
Sobre leituras, internet, loucura e preguiça
Aos 14 anos enviei uma carta ao escritor Fernando Sabino, após ler seu livro “O grande mentecapto”. Recebi um envelope algumas semanas depois com um livro dele autografado. Mandei outra carta agradecendo o livro e ele me mandou outro livro autografado. No fim foram quatro livros.
Faz sei-lá-quanto-tempo que não escrevo uma carta. Nem me lembro mais como é (como que se faz o cabeçalho de carta mesmo?). Acho que quase ninguém se lembra mais. Até mesmo o e-mail já está caindo em desuso. Só um recado no Orkut já é suficiente. Será que se minha história dos livros acontecesse hoje em dia o autor iria me mandar um e-mail com um e-book anexado?
Pra mim a internet deixou as pessoas compulsivo-neurótico-obsessivas (termo cunhado por mim, eu acho...) e preguiçosas. Explico. Quando eu tinha 11 ou 12 anos e saía sozinha ou com minha irmã pelo bairro em que morávamos, eu sempre pedia pra ela ir atrás, pois eu tinha medo de que tivesse alguém me seguindo. Se eu estivesse sozinha, eu olhava pra trás o tempo todo. (Só pra esclarecer, isso já passou!) Hoje em dia você segue e é seguido por pessoas no Twitter, nos blogs... Venci meu medo real para agora ser seguida on-line. (!)
Ainda pra completar, esses dias pedi que minha irmã (a mesma citada acima) lesse um dos posts do meu blog pra ver o que ela achava. Ela simplesmente disse que tinha preguiça de ler. Se nem minha irmã quer ler, num quero nem pensar em quantos leitores vou ter... Talvez se fosse um microblog, ou melhor, se fosse um vlog teria mais público... No fim convenci de pelo menos eu ler pra ela e ela só escutar... (!)
É por isso que não acredito em Twitter. As pessoas de hoje em dia não lêem mais. Ninguém lê nem as legendas das fotos do Orkut! Acho que da próxima vez eu vou colocar um desenho meu aqui, em vez de ficar escrevendo esse monte de bobeiras. :)
2 comentários:
hahahaha....AMEI!!! Manda o seu desenho pra mim por carta, porque vou adorar!! E sim... as pessoas não leem mais, e não sabem o que é conversar pessoalmente. Por isso, não temos mais os bons e velhos namoros! As pessoas só ficam, porque não tem assunto suficiente pra poderem namorar! É a triste realidade desta geração.
Gostei! não tinha pensado por esse lado ainda, mas concordo! Quem sabe não posto sobre isso uma hora dessas. :)
Postar um comentário